As Três Velhas: Pascoal da Conceição, uma explosão de talento

Pascoal vive no teatro a octagenária Graça


Pascoal: um talento incontestável
Desde a mais tenra idade, o ator, produtor e diretor teatral Pascoal da Conceição esteve inserido no universo teatral, mas só ao ingressar no Teatro Oficina, sob a batuta do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, criou coragem para abandonar a profissão de bancário e assumir a carreira de ator.
De lá para cá, nosso vizinho teve o prazer de trabalhar com grandes nomes, como Bibi Ferreira, Carlos Alberto Soffredini, Maria Alice Vergueiro, Bosco Brasil, entre outros.
Quem não se lembra das suas notórias atuações na TV, como o vilão Dr. Abobrinha do seriado infantil "Castelo Ra Tim Bum", o poeta Mário de Andrade nas minisséries da Rede Globo "Um Só Coração" e "JK" e, mais recentemente, como o hilário Zuppo da novela "Tempos Modernos", além de sua incursão pelo cinema, nos filmes "Olga" e "Castelo Ra Tim Bum"?
Quando questionado sobre a sua preferência entre TV e teatro, Pascoal é irretorquível: "Para mim, com formação em grande parte adquirida no teatro, tenho mais facilidade para me divertir e ter prazer no teatro, mas a preferência é praticar o melhor da arte de representar em qualquer vertente", confessa.
Em cartaz no espetáculo "As Três Velhas", de Alejandro Jodorowsky, no Centro Cultural Banco do Brasil, Pascoal interpreta uma duquesa octogenária que se vê em luto e entregue à própria sorte em uma mansão submersa pelo caos. A peça mescla tragédia, drama e comédia, com uma dose extra de ingenuidade. "É um papel que minha intuição diz que marcará um momento de virada na minha carreira", acredita. Ele se sentiu duplamente honrado por ter sido convidado pela segunda vez a dar vida a essa personagem: "Em função de compromissos, não pude aceitar o primeiro convite", feito pela "dama da vanguarda" Maria Alice Vergueiro, que atua e dirige o espetáculo. O artista está torcendo pelo sucesso: "Pretendemos que continue por um bom tempo! Tomara que o público goste!".
"As Três Velhas" fica em cartaz até 31 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil: rua Álvares Penteado, 112 – Centro. Tel.: 3113-3651 / 3113-3652. Sextas e sábados, às 19h30. Domingo, às 18h. Ingressos: R$ 15 (R$ 7 meia).
 
Fotos: Divulgação