Os 10 CDs que você não pode deixar de ouvir

Aline Calixto



Quem realmente nasceu para o sucesso, não tem como se esquivar dessa predestinação. Estou me referindo ao talento e ao carisma impar de Aline Calixto, uma das novas bambas do samba. Premiada no ano passado como o melhor álbum pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), a maravilhosa musa vem angariando muitos fãs e o reconhecimento total da crítica especializada. Com um samba da melhor qualidade, Aline nos mostra uma copilação de de novos e velhos compositores, além das suas próprias composições. È uma verdadeira delícia se esbaldar ao som contagiante e majestoso dessa excelente revelação do samba. Realmente! Quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé. Em outros casos sem um tino auditivo. Viva o samba!









Arlindo Cruz - MTV ao vivo



Arlindo Cruz um dos mestres mais ovacionados do mundo do samba, realizou um dos seus maiores trabalhos em parceria da MTV. Os dois volumes desse CD ao vivo são verdadeiras pérolas que sambista nenhum que se preze pode por defeito. O show no Citi Bank Hall, em São Paulo que deu origem a esse projeto foi marcado pela emoção e por participações magistrais e inesquecíveis, entre eles: Beth Carvalho, Marcelo D2 e Zeca Pagodinho. Com essa inestimável reunião de feras da música, o resultado não poderia ser melhor. Um esplendor de CD. È pra ouvir, cantar e sambar à vontade.







Céu - "Vagarosa"



Uma das musas da novissíma safra da moderna MPB, traz um CD cheio de novidades que é capaz de agradar em cheio o seu seleto público. "Vagarosa" não faz muito jus ao titulo, pois as canções são gostosas e cativantes, bem ao estilo da sua intérprete. Repleto de batidas eletrônicas e de letras que vageiam entre o culto e o popular, sintetizam de forma vigorosa o talento e a extrema sensibilidade dessa fascinante cantora. Não dá pra ficar parado e nem deixar de se envolver com a sua bela voz. Sem o menor trocadilho: Céu é uma dádiva dos céus, com certeza!









Fernanda Takai - "Luz Negra, ao vivo"



Se a majestosa cantora Nara Leão, ainda estivesse entre nós, certamente seria a primeira a aplaudir o estupendo projeto sobre as canções que foram eternizadas por ela. O CD "Luz Negra ao vivo", é um tremendo sucesso na voz da fenomenal Fernanda Takai. A sua interpretação é sem a menor sombra de dúvidas um dos melhores bálsamos musicais que podemos presenciar nos últimos anos. A sua voz sútil e apaixonante é uma das mais aclamadas do Brasil, seja no rock ou na MPB, sempre será esse encanto surreal. Nesse CD ao vivo, podemos ainda nos deslumbrar com duas versões surpreendentes de Ben (Michael Jackson) e Sinhá Pureza (Pinduca), ambas ficaram sensacionais. Aliás, o álbum inteiro é um show. Nota 10!









Maria Gadú



Com seu banquinho e o seu violão, Maria Gadú se tornou uma das mais promissoras revelações da MPB dos últimos tempos. O seu CD de estréia abalou tanto o público, quanto a crítica, catapultando-a a um patamar excelente para uma novata que até então só era conhecida nos bares da vida. Com as suas belas composições e as suas fantásticas versões de "Baba" hit que alçou a cantora Kelly Key ao estrelato e " A História de Lily Braun" (Edu Lobo e Chico Buarque), fizeram com que Gadú ganhasse definitivamente o respeito da mídia. Mas foi com o sucesso "Shimbalaiê", tema da personagem Dora (Giovanna Antonelli) da novela "Viver a Vida" que a cantora estourou para todo o Brasil. O CD de Maria Gadú é sem dúvida alguma uma obra prima que não deve passar desapercebido por ninguém. Ouçam e viajem nessa voz deslumbrante!









Roberto Carlos e Caetano Veloso - e a música de Tom Jobim



Na comemoração dos 50 anos da Bossa Nova, vários artistas prestaram homenagens para aquela que em tempos de outrora foi um marco da música popular brasileira. Mas nenhum preito foi tão contundente quanto o CD de Roberto Carlos e Caetano Veloso, juntos, cantando as sumas canções do insigne Tom Jobim. O álbum que reuniu esses dois monstros sagrados da MPB, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, foi um dos ápices desse ano em que as congratulações para a Bossa Nova eram feitas através de homenagens inesquecíveis. Não dá nem pra pestanejar sobre essa grandiosa obra, não é todo dia que se vê dois dos maiores cantores do País executando clássicos como "Garota de Ipanema e Chega de Saudade". Só por esse motivo já torna esse CD uma relíquia musical. Passa a ser uma obrigação ouvi-lo.







Sandy - "Manuscrito"





No seu primeiro trabalho solo "Manuscrito", é perceptível o seu enorme amadurecimento como compositora, e principalmente como cantora. Aquela menina de voz doce e infantil, deu lugar a uma mulher romântica e sagaz, que brinca com a sua voz, nos levando ao extremo do prazer musical. A sua interpretação é um misto de suavidade e delicadeza, mas sem perder o tom do romantismo ou descanbando para o clichê. Sandy realmente se superou e o seu CD, vale a pena dar uma conferida.











Teresa Cristina, ao vivo - "Melhor Assim"

Gravado ao vivo no Espaço Tom Jobim no Rio de Janeiro, o CD Teresa Cristina, ao vivo- "Melhor Assim", é um espetáculo de muito bom gosto e de muito samba exaltação. A Teresa como sempre é um show à parte, ainda mais com as ótimas participações que se fizeram presente nesse trabalho primoroso. A diva do samba conta com a presença luxuosa de Arlindo Cruz, Caetano Veloso, Lenine, Marisa Monte e Seu Jorge. Para quem não gosta de deixar o samba morrer, o CD de Teresa é uma ótima pedida. Simplesmente fantástico!











Três Meninas do Brasil - ao vivo


Jussara Silveira, Rita Ribeiro e Teresa Cristina, essa tríade de fabulosas intérpretes, resultou num antológico encontro musical que irá entrar para a história da música popular brasileira. "Três Meninas do Brasil- ao vivo", é um CD estimado e muito vibrante, a seleção do repertório e a escolha das cantoras, foi um dos pontos que culminou no sucesso desse projeto. As canções cairam como uma luva para as suas vozes potentes e cheias de magia, impossível alguém ouvir esse CD sem ao menos se sentir agraciado pelo magnetismo de cada letra ou interpretação. Cada arranjo, foi pensado milimetricamente com o intuito de apaixonar e seduzir o público, e com certeza essa missão foi alcançada. Não dá pra deixar de ouvir esse CD que é um dos melhores já produzido nos últimos tempos. Música de primeira qualidade, MPB pura!







10° Vander Lee - "Faro"

O cantor mineiro Vander Lee continua expressando através das suas singelas canções todo o seu romantismo peculiar. Em "Faro", seu último CD, fica totalmente explícito que essa é a sua vertente mais contagiante. Uma prova disso é o poema "Obscuridade", de Cartola que foi musicado por ele tornando-se uma beleza de ser ouvida e admirada, principalmente para quem curte um chamego ao pé do ouvido. Desde a sua aparição no cenário musical brasileiro, Vander Lee, já deixou claro a que veio: enchero o coração dos apaixonados de mais romantismo e disso não temos mais dúvidas.







Fotos: Divulgação